"words are poisoned darts of pleasure" FF

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Receita para me lerem

Um blog. Era um desejo antigo. Enfim, ei-lo.

O primeiro texto não é meu, mas repousa ali na estante junto àqueles que eu gostaria de ter escrito. A “Receita para me lerem” é do Lobo Antunes, mas se aplica ipsis litteris, aos meus textos. Amanhã faço meu debut.

Enjoy!


"Sempre que alguém afirma ter lido um livro meu fico decepcionado com o erro. É que os meus livros não são para ser lidos no sentido em que usualmente se chama ler: a única forma
parece-me
de abordar os romences que escrevo é apanhá-los do mesmo modo que se apanha uma doença (...)

A verdadeira aventura que proponho é aquela que o narrador e o leitor fazem em conjunto ao negrume do inconsciente, à raiz da natureza humana. Quem não entender isto aperceber-se-á apenas dos aspectos mais parcelares e menos importantes dos livros: o país, a relação homem-mulher, o problema da identidade e da procura dela, África e a brutalidade da exploração colonial, etc., temas se calhar muito importantes do ponto de vista político, ou social, ou antropológico, mas que nada têm a ver com o meu trabalho.
(...)

É necessário que a confiança nos valores comuns se dissolva página a página, que a nossa enganosa coesão interior vá perdendo gradualmente o sentido que não possui e todavia lhe dávamos, para que outra ordem nasça desse choque, pode ser que amargo mas inevitável. Gostaria que os meus romances não estivessem nas livrarias ao lado dos outros, mas afastados e numa caixa hermética, para não contagiarem as narrativas alheias ou os leitores desprevenidos: é que sai caro buscar uma mentira e encontrar uma verdade. Caminhem pelas minhas páginas como num sonho porque é nesse sonho, nas suas claridades e nas suas sombras, que se irão achando os significados do romance, numa intensidade que corresponderá aos vossos instintos de claridade e às sombras da vossa pré-história. E, uma vez acabada a viagem
e fechado o livro
convalesça."

Antônio Lobo Antunes - Receita para me lerem


11 comentários:

Carlotta de Baggis disse...

uauuu
quero ler os textos desse cara ai depois dessa!! uhhuhu mto foda o texto
o blog tbem
eu tinha um com o mesmo layout, gostei!;)
beijão!

Carlotta de Baggis disse...

carla!

Nóia disse...

"Sai caro buscar uma mentira e encontrar uma verdade."

Esse texto é muito foda...

Tava começando a me perguntar quando você iria voltar com o blog mesmo. O seus textos merecem.

=)

Ju disse...

ê! um blog! how lovely!!!
nada a comentar sobre esse texto do lobo antunes!
beijo!

Carlotta de Baggis disse...

concerteza, a liberdade é bem maior quando não há linhas!
kraa que manero lully
eu fazia exatamente a mesma coisa
desenhava
e depois pingava cera de vela quente no desenho
não cheguei a usar o lápis de cera porém, mas tinha uma amiga q fazia isso

eu to no rio simm
mas pra puc so vou em março..
de repente a gnt se ve antes disso em alguma festinha ou um boteco :)

Carlotta de Baggis disse...

nada como entrar no seu blog e ter varios comments ;)
(velhos tempos!!) hahahah

Anônimo disse...

essa é a minha fashion model!!!!!!!

Rique Meirelles disse...

Finally!
Mega digno o texto, mega digno o espaço.



Welcome!


:)

Anônimo disse...

"sai caro buscar uma mentira e encontrar uma verdade"

ouch!

Quimerus disse...

Eu acho que nunca vou escrever um romance por isso, pqp! Já penso me chega um fí-de-rapariga-com-motorista-de-mercedez e fala "ai que história legal!"
Teve uma guria que falou isso de um conto meu. Agora todos meus contos são curtos densos e sem pretenções de parecerem com histórias.

(=

Anônimo disse...

necessario verificar:)